Portuguesa anuncia nova treinadora da equipe Sub-20 feminina
Por FI
São Paulo, SP , 29 (AFI) – A Portuguesa SAF anuncia oficialmente a contratação da treinadora Daniela Alves para comandar a equipe Sub-20 feminina. A chegada da profissional faz parte do processo de reconstrução do futebol feminino do Clube, que tem como objetivo resgatar a tradição da Lusa na modalidade e formar novas gerações de atletas com identidade, qualidade e competitividade.
Ídola histórica da Portuguesa, Daniela foi revelada pelo Clube ainda na adolescência, com uma carreira meteórica que a levou a se tornar um dos grandes nomes do futebol brasileiro e mundial nas décadas de 1990 e 2000.
Com a camisa rubro-verde, foi Bicampeã Paulista (1998 e 2000) e Campeã Brasileira (2000), marcando época em uma geração vitoriosa e inesquecível.
COM A SELEÇÃO BRASILEIRA
Com a Seleção Brasileira, Daniela foi duas vezes medalhista olímpica (Atenas 2004 e Pequim 2008) e vice-campeã mundial (2007), além de ter sido eleita uma das seis melhores jogadoras do mundo pela FIFA. Seu legado como atleta se mistura à própria história do futebol feminino brasileiro.
RETORNO PARA A PORTUGUESA
Após experiências como treinadora nas categorias de base de São Paulo, Corinthians e Mixto, Daniela retorna à Portuguesa para assumir um papel estratégico no desenvolvimento das jovens atletas da base. Seu retorno representa mais do que uma nova etapa na carreira: é também um reencontro com a casa onde tudo começou.
“Eu estou muito feliz, de verdade, em poder retornar à casa onde eu iniciei minha carreira no futebol. Tudo começou para mim aqui na Portuguesa, cheguei aqui com 13 anos de idade e aos 15 já estava na Seleção Brasileira, minha primeira Olimpíada foi como atleta da Lusa. Hoje, poder retornar e compartilhar todo conhecimento adquirido na minha carreira, é simplesmente mágico”, afirmou.
REESTRUTURAÇÃO DO FUTEBOL FEMININO NA LUSA
A reestruturação do futebol feminino da Portuguesa SAF passa por um planejamento técnico e institucional sólido, valorizando a formação de atletas, a profissionalização das comissões técnicas e a retomada do protagonismo em competições estaduais e nacionais.
A chegada de uma referência como Daniela Alves reforça esse compromisso, como destaca Sérgio Guerreiro, diretor de futebol de base da Portuguesa SAF.
“Conheço a Daniela [Alves] desde os tempos em que ainda atuava como atleta e pude acompanhar de perto sua evolução profissional, dentro e fora de campo. Sua história, experiência e identificação com a Portuguesa fazem dela o nome ideal para este novo momento do futebol feminino do clube, que passa por um processo sério de reconstrução e fortalecimento.”, finalizou.
INSPIRAÇÃO E LIDERANÇA
Com a experiência de quem viveu a evolução da modalidade dentro e fora de campo, Daniela chega para inspirar e liderar uma nova geração de “Crias da Lusa”, contribuindo com seu conhecimento, história e paixão pelo Clube.