Brasil será sede de torneio amistoso feminino bancado pela Fifa em 2026
Por FI
Rio de Janeiro, RJ , 21 (AFI) – O Brasil será sede do Fifa Series 2026, uma espécie de torneio amistoso que tem como objetivo promover um intercâmbio entre seleções. No ano que vem, o futebol feminino fará parte da disputa, a ser realizada justamente em terras brasileiras. O anúncio foi feito pela Fifa nesta sexta-feira.
De acordo com a entidade que governa o futebol mundial, a competição, que ganhará versão expandida, será disputada nas Datas Fifa de março e abril de 2026. No entanto, não foram reveladas quais cidades participarão da competição.
PARTICIPANTES
No torneio feminino, além do Brasil, Tailândia e Costa do Marfim também serão países-sede, enquanto a série masculina terá jogos na Austrália, Azerbaijão, Indonésia, Cazaquistão, Ilhas Maurício, Porto Rico, Ruanda e Uzbequistão.
“É uma grande satisfação para a CBF participar desta iniciativa da Fifa. Receber confrontos de alto nível às vésperas da Copa do Mundo Feminina representa um passo importante para fortalecer ainda mais o entusiasmo dos nossos torcedores. Uma das premissas centrais da nossa gestão é o investimento contínuo no futebol feminino, e poder avançar nessa agenda em cooperação direta com a Fifa é motivo de grande orgulho para todos nós”, disse Samir Xaud, presidente da CBF.
SEM PREMIAÇÃO EM DINHEIRO
Segundo apurou o Estadão, o torneio não tem premiação em dinheiro e a Fifa será a responsável pelos custos das seleções, como hospedagem e viagem. Como a entidade não venderá os direitos de transmissão da competição, cada federação poderá negociar questões referentes à exibição das partidas na TV ou streaming.
Além disso, a competição não tem caráter de evento-teste, mas, na prática, será uma prévia da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil.
“Receber a Fifa Series no Brasil reforça nosso compromisso em elevar o nível do futebol feminino. É uma oportunidade estratégica para intensificar nossa preparação, fortalecer nosso calendário internacional e consolidar processos que serão fundamentais no ciclo. Para nós, essa edição no Brasil representa desenvolvimento, visibilidade e a construção de um legado real para a modalidade”, avaliou Cris Gambaré, coordenadora de Seleções Femininas do Brasil.
SEGUNDA EDIÇÃO
Esta será a segunda edição do torneio, que estreou em março de 2024, com a participação de 24 seleções. Naquela oportunidade, as partidas foram realizadas em cinco países de três continentes diferentes.